Saiba como abrir uma empresa


Saber como abrir uma empresa é a principal indagação de quem quer começar um novo caminho profissional.

Para empreendedores que estão em processo de implantação de um negócio, é de extrema importância saber como dar os primeiros passos.

Ter conhecimento das regras e especificações para abertura e regularização de um empreendimento, garantirá um bom início de negócio.

Pensando em auxiliar os empreendedores este artigo foi preparado com dicas e regras basicas para o início da empresa. Acompanhe!

Como abrir uma empresa? 
Alguns pré requisitos e preparações
Para começar com o processo de abertura e regularização da empresa, consulte a disponibilidade do nome escolhido.

Esta consulta pode ser realizada no site da Junta Comercial do Estado em que a empresa será constituída.

Tenha conhecimento dos tipos, portes e regimes tributários que o seu negócio pode ser enquadrado.

Consulte também na prefeitura da cidade, as exigência para concessão de Alvará de Funcionamento.

Monte um plano de negócio, especificando o seu capital inicial, investimentos necessários e procedimentos a serem tomados.

Faça um bom planejamento e só comece a realizar o processo de abertura assim que estiver seguro.

Alvará de Funcionamento
Com toda a documentação (contrato, CNPJ) regularizada e organizada chegou a hora de solicitar a autorização para a sua empresa funcionar.

Para isto o empresário precisa realizar o Alvará de Funcionamento junto à Prefeitura do município que a empresa atuará.

O responsável deverá dirigir-se ao órgão responsável por tal procedimento na prefeitura e apresentar os documentos solicitados.

A maior parte solicitará um laudo dos órgãos de vistoria, como Bombeiros, Vigilância Sanitária, Licenças Ambientais. Fique atento!

Com o alvará de funcionamento em mãos a sua empresa já pode abrir as portas.

Inscrição Estadual
As empresas que definirem sua atividades como produção e/ou comércio de bens precisão solicitar a Inscrição Estadual.

Esta solicitação deverá ser realizada junto à SEFAZ do estado correspondente.

A IE visa regularizar as empresas que deverão contribuir com o ICMS (Imposto sobre circulação de mercadorias e serviços)

Alguns estados só possibilitam a solicitação da IE com o alvará de funcionamento em mãos, inclusive Santa Catarina.

Inscrição Municipal
Para as empresas prestadoras de serviços é necessário a Inscrição Municipal.

Ela regula a tributação do ISS (Imposto sobre Serviços), e deve ser solicitada na Prefeitura Municipal.

Busque o setor responsável e realize o procedimento de acordo com a legislação do município.

Cadastro na Previdência Social
Mesmo que a empresa não vá realizar a contratação de funcionários logo na abertura, é preciso realizar o cadastro na Previdência Social.

O responsável deverá procurar uma agência da Previdência Social e realizar a solicitação do cadastro de empresa.

Se a empresa necessitar contratar um funcionário deverá arcar com todas as obrigações legais referentes à tal contratação.

Gestão e administração Fiscal
A grande maioria das empresas, com exceção do MEI, têm a obrigação de emissão de documentos fiscais.

E é bom que desde o início os empreendimentos se adéquem a tal exigência.

A maioria dos comércios varejistas precisam emitir NFC-e (Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônico) e outros documentos similares de acordo com a legislação estadual.

E empresas que realizam vendas para outras empresas, precisam emitir a NFe (Nota Fiscal Eletrônica) de produtos.

E no caso da prestação de serviço a NFSe (Nota Fiscal de Serviço Eletrônica).

Lembrando que atualmente os modelos de notas fiscais são majoritariamente eletrônicos, contudo, quem define isto é a SEFAZ de cada estado.

Portanto, para saber o tipo de documento que deverá ser emitido pelo seu negócio procure se informar.

Atente-se que, para a emissão de tais documentos, é necessário a autorização junto a SEFAZ e uma Certificação Digital.

Além disto é de extrema importância que se invista em um software especializado para a emissão de documentos fiscais.

Dicas para iniciar um negócio
O processo de abertura e regularização de uma empresa pode ser um processo exaustivo.

Mas é melhor seguir todas as regras e procedimentos para que seu empreendimento decole.

Contudo, o início de um negócio precisa de muito mais do que somente processos burocráticos.

Para isto, siga as 7 regras para o crescimento de um negócio, escritas pelo empreendedor Ilya Pozin no site da Revista Inc.:

Valide sua ideia: coloque a sua ideia a prova, comprove se ela oferece um diferencial para o mercado;
Busque um mentor: quando for validar sua ideia, busque alguém que vá confrontar e te fazer defender sua ideia, isso dará mais valor a ela ou te levará a revê-la;
Torne-se obcecado por seus clientes: tome metade do seu tempo para conhecer seu cliente, saber onde ele está, quem é ele. A outra metade use para superar as expectativas dos seus clientes, fidelize-os;
Reinvista tudo no seu negócio: nos primeiros meses foque em crescer e investir, não pense logo de cara no que vai sobrar pra você;
Seja barato, mas inteligente: não gaste muito na busca de contatos e clientes, faça da forma mais barata mas priorize a sua persona-alvo;
Comece o Marketing antes que você pense que está pronto: de nada adianta você trazer clientes para sua empresa, mas não saber como recepcioná-los, pense desde cedo como impactar o seu cliente e/ou consumidor;
Não faça isso sozinho: se você se sente inseguro, ou não tem muito dinheiro pra investir, busque um sócio, alguém que acredite, valide e invista na sua ideia.

Além destas dicas, invista na gestão administrativa, fiscal e financeira do seu negócio.

Não perca o controle do capital de giro, fluxo de caixa, estoque e vendas.

Faça tudo isto de forma automatizada e integrada que lhe garantirá maior eficiência e menor índice de erros e falhas.

Invista em gestão e crie um negócio inovador
Para você empresário que está iniciando, recomendamos que busque um auxílio contábil para todos os procedimentos.
Além disto automatize a gestão fiscal e administrativa do seu negócio desde o início.
Procure empresa com experiência no mercado e que seja especialista em sistemas para emissão de documentos fiscais e gerenciamento ERP.
Além de sistemas com funções para todas as particularidades, que disponibilizam um suporte técnico especializado e ágil.

A Gamma Contabilidade atua na prestação de serviços contábeis com comprometimento e respeito ao cliente. Buscando constantemente o desenvolvimento, investindo na tecnologia, no conhecimento e atualização profissional.

A era digital trouxe aos empresários a necessidade de uma resposta mais rápida. Os impactos de suas ações são sentidas no momento seguinte. Portanto, neste novo cenário há uma necessidade de uma grande parceria para troca de informações. E é isto que a Gamma Contabilidade vem oferecer a você!

Com este novo modelo de gestão, aproximando contabilidade e organização, pode-se garantir maior segurança nas decisões, pois o mercado competitivo em que nos encontramos, a decisão certa fará a diferença para o sucesso da empresa!

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