Saiba como aumentar a qualidade dos serviços prestados e reter mais clientes


A qualidade em serviços é um fator que todas as empresas querem alcançar e atingir no seu caminho.

Não é uma tarefa nada fácil, mas quando analisado alguns fatores cruciais é possível melhorar a experiência do cliente com seu serviço.

Veja então neste artigo quais fatores podem te ajudar a aumentar a qualidade dos seus serviços.

Qualidade em serviços, o que é?
A qualidade é um conceito não definível que depende muito da aplicação para que se defina um significado.

Por exemplo, quando aplicado a um produto como um colchão, sua qualidade pode ser definida por diversos motivos.

Se ele é macio, confortável, se não causa dores nas costas dos usuários, entre outros fatores que define a qualidade de um colchão.

Contudo, quando falamos de qualidade na prestação de serviços é mais difícil definir parâmetros específicos.

Nesse ponto, entra a experiência e feedback dos clientes e beneficiários do serviço.

A partir desse parâmetro e mais alguns fatores internos e externos é possível definir e saber o nível de qualidade a ser seguido no serviço.

Dicas de como aumentar a qualidade de seus serviços e reter mais clientes

Muitas vezes o empreendedor acaba acreditando que está prestando o melhor serviço possível.

No entanto, ele não se atém a detalhes cruciais que circundam ao serviço prestado.

Por esse motivo, é muito comum que o gestor não saiba o por que de não estar retendo os clientes como deseja.

Será listado abaixo ações que podem ser desenvolvidas com o objetivo de melhorar a qualidade de seus serviços.

1 – Conheça o mercado
A primeira ação é o conhecimento do mercado, ou seja, saiba o que tem dado certo no seu segmento atuante.

Esse processo também é chamado de Benchmarking, que é o processo de conhecimento de seus oponentes.

A partir deste estudo de campo é possível desenhar e ter uma maior visão do que é um serviço de qualidade.

2 – Faça reuniões com o Setor Comercial e de Relacionamento
Tenha encontros frequentes com a sua equipe comercial, afinal são eles que vendem e que sabem o que o cliente deseja.

Não se esqueça também de investir no Pós Venda, implemente e estruture a equipe de relacionamento com o cliente.

Colha o feedback, mostre que sua empresa não está preocupada somente com o dinheiro, mas também com a satisfação do consumidor.

3 – Dê voz ao seu cliente
Ofereça ao seu cliente espaços de contato com o seu negócio, onde ele possa dar dicas, elogiar ou até mesmo tecer críticas.

Contudo, neste ponto não deixe de responder, não ignore as críticas resolva-as isto que garantirá um passo a mais na qualidade.

Não se esqueça de se colocar nos mais diversos espaços, como Redes Sociais, Google e nos mais diversos canais de comunicação.

Dessa forma você mostrará ao seu cliente que é por ele e pela sua satisfação que o seu negócio trabalha.

4 – Pesquisas de Satisfação
De tempos em tempos utilize esta técnica, pergunte ao seu público/cliente o nível de satisfação com a sua empresa.

Crie um questionário simples onde você pede por exemplo, uma pontuação de satisfação e uma sugestão de melhoria.

Não tome muito tempo do cliente, envie este questionário por e-mail ou peça para que eles respondam-na no próximo contato.

Modelo de pesquisa de satisfação: http://conteudo.softensistemas.com.br/pesquisa-satisfacao  

5 – Invista em um Software de Gestão

Uma gestão de qualidade reflete na excelência e eficiência do serviço oferecido aos seus clientes.

Tal processo é melhorado por um software de gestão com funções de CRM, Ordem de Serviço, Pedido de Vendas, Relatórios Mensais, etc.

Tais funções vão fortalecer e dar maior qualidade aos serviços oferecidos à medida que oferece agilidade e produtividade ao negócio.

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